por Leandro Tavares,
de São Bernardo do Campo (SP) para o Brasil Caminhoneiro
de São Bernardo do Campo (SP) para o Brasil Caminhoneiro
A linha Constellation da MAN Latin America é conhecida do grande
público. Afinal, o Constellation 24.250, da geração Euro 3, é o caminhão
mais vendido do Brasil há quatro anos. No entanto, esta família é
variada e leva à risca o conceito sob medida que a marca alemã tanto
reforça. Após testarmos em 2012 o Constellation 25.280,
modelo Euro 5 do 24.250, o Brasil Caminhoneiro teve a oportunidade de
ver de perto o Constellation 25.390 6×2 com carreta vanderleia.
Um dos pontos positivos neste modelo, evolução do 25.370, é a tara
reduzida em relação aos concorrentes diretos. Com 835 kg a menos, o
modelo da MAN Latin America pode carregar uma quantidade considerável a
mais de carga útil, aumentando sua rentabilidade. Porém esta não é a
única característica do veículo que ajuda o bolso do transportador.
Na boleia, com o Constellation 25.390 rodando, é fácil perceber o
melhor escalonamento das marchas. As novas curvas de relação da
transmissão 16 marchas sincronizadas, com acionamento por cabos e
diagrama de H sobreposto, fazem com que o caminhão tenha potência mesmo
em giros mais baixos. Ou seja, a retomada de aceleração é eficiente,
evitando a troca descontrolada de marchas. Além deste ser um quesito de
conforto para o motorista, ele ajuda a reduzir o consumo de combustível.
No teste, pudemos acompanhar o motor de 400 cv do caminhão vencendo
subidas mesmo com o motor em giros abaixo de 1.000 rpm – o torque máximo
de 1.700 Nm é alcançado na ampla faixa de 1.100 a 1.500 rpm. O
responsável por isso é o turbo de geometria variável (VGT). A potência
do freio motor também não fica para trás. São 325 cv a 2.400 rpm. Esse
quarteto – menor peso, relação entre marchas, VGT e freio motor – fazem a
relação custo-benefício do Constellation 25.390 ser muito alta.
Outra requisição do mercado é levada em conta no caminhão. O freio é a
tambor, eficiente e com menor custo de manutenção. Os já conhecidos ABS
e EBD completam o sistema, impedindo o travamento da roda e gerenciando
a quantidade de força aplicada em cada uma delas.
O conforto do interior do veículo mantém o nível visto nas cabines
Constellation. O ângulo de abertura das portas favorece a entrada no
caminhão. A suspensão da cabine torna a operação mais agradável. Do
banco do motorista a visibilidade é alta, com o para-brisa amplo e
espelhos de manobra para facilitar a condução. A acústica agora possui
um pacote extra, reduzindo o ruído interno.
Entre as principais aplicações para o 25.390 6×2 estão os que
utilizam semirreboque de 3 eixos com PBTC de até 53 toneladas
(vanderleia), atendendo aos segmentos de carga seca, frigorífico,
graneleiro, sider, silo e tanque, entre outros. O valor do modelo é de
R$ 361,058.
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