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Noma Lança Tritrem inovador



Assim como os fabricantes de caminhões, a indústria de implementos rodoviários também trabalha na busca de soluções para melhorar a eficiência no transporte de carga. A mais recente novidade vem da paranaense Noma do Brasil, uma das maiores do país em seu segmento. Ela acaba de apresentar uma inovadora composição para formação de tritrem. Trata-se de uma composição intermediária para o bitrem sete eixos. Segundo a empresa, a ideia desse lançamento foi após uma pesquisa de campo sobre o uso de seus implementos nas operações logísticas de longa distância, quando constatou que a maioria do transporte de grãos é realizada atualmente com o modelo bitrem sete eixos com capacidade de carga líquida de 37,5 toneladas. A partir disso, a engenharia da Noma criou uma composição extra que pode ser acoplada entre a parte dianteira e traseira do conjunto. Assim, o CVC (Conjunto Veicular Combinado) passa a ter o PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de 74 toneladas ao invés de 57 t da carreta original. Em termos de carga, o ganho é de 12,5 toneladas a mais, ampliando a capacidade de carga líquida para 50 000 kg.
A Noma, que já cresceu 37% em 2013 (o mercado de caminhões como um todo, por exemplo, cresceu em torno de 10%), prevê expressiva aceitação dessa inovação por parte dos transportadores de grãos brasileiros. “Conseguimos desenvolver um recurso que, efetivamente, tratá mais lucro e produtividade no segmento de transportes de grãos no país. Encerramos 2013 de forma positiva e com o espírito pioneiro, de sempre buscar alternativas que gerem melhores ganhos aos nossos clientes, com produtos seguros e de tecnologia de vanguarda”, comenta Marcelo Noma, diretor superintendente da empresa.
Segundo a Noma, outra vantagem do tritrem é o maior giro que facilita manobras em pátios pequenos na comparação com os graneleiros bitrem de nove eixos e rodotrem.

Fonte- Transporte mundial

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