Assim como os fabricantes de caminhões,
a indústria de implementos rodoviários também trabalha na busca de
soluções para melhorar a eficiência no transporte de carga. A mais
recente novidade vem da paranaense Noma do Brasil, uma das maiores do
país em seu segmento. Ela acaba de apresentar uma inovadora composição
para formação de tritrem. Trata-se de uma composição intermediária para o
bitrem sete eixos. Segundo a empresa, a ideia desse lançamento foi após
uma pesquisa de campo sobre o uso de seus implementos nas operações
logísticas de longa distância, quando constatou que a maioria do
transporte de grãos é realizada atualmente com o modelo bitrem sete
eixos com capacidade de carga líquida de 37,5 toneladas. A partir disso,
a engenharia da Noma criou uma composição extra que pode ser acoplada
entre a parte dianteira e traseira do conjunto. Assim, o CVC (Conjunto
Veicular Combinado) passa a ter o PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de
74 toneladas ao invés de 57 t da carreta original. Em termos de carga, o
ganho é de 12,5 toneladas a mais, ampliando a capacidade de carga
líquida para 50 000 kg.
A Noma, que já cresceu 37% em 2013 (o mercado de caminhões
como um todo, por exemplo, cresceu em torno de 10%), prevê expressiva
aceitação dessa inovação por parte dos transportadores
de grãos brasileiros. “Conseguimos desenvolver um recurso que,
efetivamente, tratá mais lucro e produtividade no segmento de
transportes de grãos no país. Encerramos 2013 de forma positiva e com o
espírito pioneiro, de sempre buscar alternativas que gerem melhores
ganhos aos nossos clientes, com produtos seguros e de tecnologia de
vanguarda”, comenta Marcelo Noma, diretor superintendente da empresa.
Segundo a Noma, outra vantagem do tritrem é o maior giro que facilita manobras em pátios pequenos na comparação com os graneleiros bitrem de nove eixos e rodotrem.
Segundo a Noma, outra vantagem do tritrem é o maior giro que facilita manobras em pátios pequenos na comparação com os graneleiros bitrem de nove eixos e rodotrem.
Fonte- Transporte mundial
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