por Fábio Rogério
da Redação do Portal
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Não é só pelo tamanho da cabina Megaspace (3,483m) e potência do motor (456 cavalos) que o Actros impressiona. No test drive feito pelo Portal Brasil Caminhoneiro, foi possível verificar que a tecnologia muda por completo o conceito de condução segura de um veículo comercial.
Antes de pegar a estrada, o motorista da fabricante acionou o sistema de gestão de frota FleetBoard. Apresentado em setembro de 2009, o equipamento utiliza um computador de bordo e a Internet para disponibilizar dados on line sobre a frota do cliente.
Com o FleetBoard, o transportador pode saber qual é a posição do caminhão em um mapa digital a qualquer momento, pois a informação é coletada via satélite. Também é possível identificar pontos de interesse no trajeto, como os locais de carga e descarga, postos de combustíveis, estacionamentos e serviços.
No Actros, o FleetBoard permite que o gestor envie mensagens em forma de texto ao display do painel de instrumentos do caminhão. O motorista recebe as informações e, se for o caso, pode reagir imediatamente. Além disso, o gestor tem acesso a dados do veículo, como nível de óleo, desgaste dos freios e quilometragem até a próxima manutenção.
Contra cochilos
O sistema de orientação de faixa de rolagem funciona com uma câmera montada no parabrisa, que detecta a posição do caminhão em relação às faixas de estrada, à direita e à esquerda. Se o veículo sair de uma faixa para outra sem que o motorista dê a seta, um alerta sonoro é acionado. É impossível que o motorista não ouça o aviso.
Sem bater
O sistema de controle de proximidade é outro destaque, que opera com um radar localizado no pára-choque. O equipamento monitora o tráfego à frente, calcula a velocidade dos demais veículos e, na distância preestabelecida em relação ao veículo da frente (que pode ser escolhida livremente pelo motorista na alavanca multifuncional citada pelo editor Mauro Cassane), determina a velocidade do Actros. É surpreendente ver um gigante como esse bruto “tomar vida” e fazer a redução de velocidade e assumir o espaço que lhe foi determinado.
Proteção ativa
O sistema ativo de frenagem do Actros procura impedir toda e qualquer colisão. Se alguma coisa acontece a sua frente – como a frenagem inesperada de outros veículos –, a velocidade é reduzida por todos os sistemas de freio disponíveis, e conforme a necessidade. Quando há risco de colisão, surge um alerta visual e sonoro e, em seguida, os freios são levemente acionados. Se a prevenção não for suficiente, o caminhão realiza uma freada de emergência.
Os freios contam com sistema ABS e ASR, que também garantem uma maior vida útil dos componentes dos freios e dos pneus. Enquanto o ABS permite a dirigibilidade do caminhão em frenagens de emergência e pisos escorregadios, o ASR garante o controle da tração do veículo em situações de pouca aderência.
Foto: Mauro Cassane
Fonte- Brasil Caminhões
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