Com olhar atento às máquinas curiosas de suas redondezas, nosso amigo
Daniel Shimomoto de Araujo, de Garça, SP, flagrou este conservado
F-4000 com o não tão comum motor da casa do oval azul, no caso o FTO (ou
FNH) 4.4, como costumava ser chamado este propulsor derivado de sua
aplicação nos tratores Ford.
Oferecido como alternativa ao tradicional MWM, tanto no
F-4000 como no F-2000, e produzido na finada planta de motores de São
Bernardo do Campo, SP, em duas cilindradas, o quatro cilindros Ford
também era acompanhado na linha de montagem por seu irmão tricilíndrico,
bem como pelos “seis” de 6.6 e 7.8 litros, de usos diversos, incluindo
sua aplicação mais famosa, sob a cabina de vários modelos do Ford Cargo.
Acompanhando as imagens, o Daniel enviou os seguintes comentários:
“Fotos de uma F-4000 com motor FTO 4.4 fazendo manutenção na bomba injetora.
Algumas coisas me saltaram a vista: O tamanho mais compacto do FTO
(atente como sobra espaço, desde a corcova junto a parede de fogo até o
radiador que é ligeriamente mais recuado em relação ao D-229 e a outra
coisa (essa ficou sem fotografia) é como o FTO é um motor “quente”.
(atente como sobra espaço, desde a corcova junto a parede de fogo até o
radiador que é ligeriamente mais recuado em relação ao D-229 e a outra
coisa (essa ficou sem fotografia) é como o FTO é um motor “quente”.
Os MWM geralmente não apresentam saia no radiador e um D-229 funcionando
sem válvula termostática simplesmente não esquenta. Meu F-11000 não
tinha nada em termos de saia no radiador. Essas F-4000 motor Ford, o
radiador é totalmente com saia, com saida apenas pela hélice, para
forçar mesmo a passagem de ar fresco. Como meus antigos tratores Ford
que trabalhavam quente.
sem válvula termostática simplesmente não esquenta. Meu F-11000 não
tinha nada em termos de saia no radiador. Essas F-4000 motor Ford, o
radiador é totalmente com saia, com saida apenas pela hélice, para
forçar mesmo a passagem de ar fresco. Como meus antigos tratores Ford
que trabalhavam quente.
Em anexo, as fotos!
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