Brasil Caminhôes

Noticicias, curiosidades, simuladores.

Caminhôes Antigos - Scania L75 – 1960

13112009633 13112009634 DSC00373 DSC00374 DSC00375 DSC00376 DSC00377 DSC00378 DSC00380 DSC00381
Nosso amigo e colaborador deste espaço Fernando Luiz de Araújo não só nos presenteou com um enorme acervo de catálogos e folhetos, como também com uma coleção de fotos de um lindo Scania L75, ano 1960, do qual é proprietário!
Junto com as fotos, o Fernando nos enviou esta interessantíssima resenha sobre o caminhão:
“A história desse Scania é bastante interessante; pertenceu ao DER/PR e sou o 2º dono, como segue:
Conheci esse caminhão em 1987 em Londrina-PR, onde meu pai era Engenheiro Chefe da regional do DER, e na época este Scania atuava no DER de Apucarana –PR no transporte de máquinas, na época foi substituído por veiculo mais novo, e então meu pai decidiu reformá-lo, motivado pela raridade do veiculo já naquela época, e também por ter começado a carreira de Engenheiro na década de 70 em empresa que possuía muitos desses veículos. A reforma demorou uns três anos, e nesse período aprendi muito sobre o modelo; quando ficou pronto andei algumas vezes com ele (de carona, tinha uns 11 anos na época!).
No inicio dos anos 90, meu pai veio atuar no DER de Guarapuava-PR, e o caminhão veio trabalhar aqui.
Lá por 1995, meu pai foi trabalhar na região de Ponta Grossa-PR, e após esse ano não vi mais o Scania por aqui.
Pois bem, em 2009, passado uns 14 anos, por força de destino, encontrei-o em um leilão do DER em Curitiba, e mais que rápido fui vê-lo; lá estava o Vabis!  Um pouco deteriorado, porém o  responsável da central das oficinas do órgão me disse que o caminhão era o único que ficou mais de dez anos guardado dentro do barracão, diferente dos outros em leilão, e que recém tinha tirado para fora por causa da venda.
Naquele dia não tinha nenhuma dúvida que deveria comprar o caminhão, ainda mais em memória do meu pai que já havia falecido, e então contei essa história ao meu primo, que é proprietário da empresa de engenharia que trabalho, e ele não só me presenteou o Scania, como cedeu a reforma na oficina da empresa.
Ate hoje encontro pessoas do DER que conheceram o caminhão, e ate historias dele me contam; outros vão lá olhar de perto, outros me pedem para dirigir quando pronto.
Por toda essa historia, fico muito orgulhoso de possui-lo, e quando estiver reformado será um dos poucos que se vê por ai!
Obs: no momento o veiculo esta sendo reformado, a mecânica é toda original, incluindo motor 10 litros, caixa montanha e freio de mão de catraca, foi pintado em azul buscando a cor original.
Estou com dificuldades em achar as maçanetas internas e externas das portas, e também os botões do painel, se souber de algum lugar que eu possa achar por favor me indique.
Descrição:
Scania Vabis L75 ano 1960
Motor: 10 litros, 165 HP
Chassi: 401768
Placa anterior: CE-5136
Outras informações:
3º eixo: de época, oficina Picollino – Curitiba –PR
Prefixo do DER/PR: 2CC-382, depois renumerado 2CC-15681
Veículo foi um dos últimos montados pela Vemag, pois no mesmo ano passou a ser montado pela própria Scania.

Seguem fotos: Cor Branca, quando estava no leilão.
Cor Azul, já em reforma aqui em Guarapuava.

2 comentários: